UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Aventura

As Aranhas (1919)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
As Aranhas

Fritz Lang (1890-1976) escreveu e dirigiu no início de sua carreira essas duas aventuras, assumidamente inspiradas nos seriados americanos de aventuras como os de Pearl White (e que décadas mais tarde seriam homenageados na série "Indiana Jones").

Para isso, recusou até um convite do produtor Erich Pommer para dirigir "O Gabinete do Dr. Caligari" ("Das Kabinett des Dr. Caligari", 1920), que seria realizado por Robert Wiene. Ingênuos e dramaticamente pobres, funcionam hoje mais como curiosidades para os fãs do diretor. Já dava para ver elementos do futuro estilo dele, como a preocupação documental no realismo dos cenários, os aparatos tecnológicos e o gosto por subterrâneos (que apareceriam também em "M", "Metrópolis", "Dr. Mabuse", "A Mulher Na Lua", "O Tigre de Bengala" e "O Sepulcro Indiano").

Além disso, a organização criminosa As Aranhas já prenuncia a mais tarde chefiada por Mabuse. Mas fora isso há pouco que diferencie os dois episódios de muitos outros similares americanos da época. A fotografia é de Karl Freund (1890-1969), mais tarde célebre nos EUA por "Drácula" e inúmeros outros filmes.

O plano original era fazer mais dois outros episódios, mas a morna aceitação do segundo (com trama complexa demais para os padrões da época) e o desinteresse de Lang impediram sua realização. A princesa inca é interpretada pela estrela onipresente no cinema clássico alemão Lil Dagover (1887-1980). Cópia tingida a cores mas tirada de um negativo em mal estado, bastante riscado e manchado.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo