UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

As Loucuras de Dick e Jane (2005)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3

"Adivinhe Quem Veio para Roubar" (Fun with Dick and Jane, 1977), de Ted Kotcheff, era uma divertida comédia satírica, com George Segal e Jane Fonda -também produtora-, que brincava com os valores morais da época e contava a história de um casal, cujo marido técnico de espaçonaves perde o emprego e tem que fazer assaltos para sobreviver e não perder a casa. É nesse filme que "As Loucuras de Dick e Jane" é baseado.

Talvez porque eram tempos mais ingênuos e os valores morais mais sólidos, o filme de 1977 impressionava pela ousadia (o título é referente aos livros escolares antigos que usavam a figura de Dick e Jane para ensinar inglês para principiantes).

O resultado dessa nova adaptação, com Jim Carrey, é bem sucedido. Embora haja muitos absurdos e nada mais cause espanto, o filme consegue atualizar os fatos com muita habilidade. Por outro lado, o filme original tinha um humor discreto, sem palhaçadas. Mesmo assim, não foi difícil modificá-lo para virar um veículo para Jim Carrey, que está mais discreto do que costume.

A trama central continua a mesma. Jim perde seu emprego logo depois de ter subido de posto porque o patrão (Alec Baldwin) foge com tudo. Ele entra em desespero (e sua tentativa de salvar a grana é memorável) até que encontra um jeito de burlar a lei e salvar as finanças: passa a executar assaltos a mão armada, roubar bancos (repete o truque de utilizar máscaras de presidentes mas sem maior ênfase).

E assim dão a volta por cima até uma conclusão inteligente, com novas ironias. Mas o fato indiscutível é que hoje em dia roubar já não provoca a mesma reação ou surpresa do que há 30 anos, basta ver o discurso a favor da corrupção como uma instituição americana que consta do filme "Syriana".

O filme custou US$ 100 milhões e até agora não passou dos US$ 81 milhões, o que é pouco para Carrey.Ou seja, fracasso. Mas não é certo. O filme não a mera chanchada, mas uma comédia que tem o dizer e denunciar. Bem legal.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo