UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Romance, Ação, Aventura

Austrália (2008)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 06/04/2009
Nota: 2

Dos filmes que tinham aspirações ao Oscar, este foi um dos grandes fracassos, ficando fora tanto do SAG (prêmio do Sindicato dos Atores) quanto do Globo de Ouro, e indo mal de bilheteria. Ainda assim, foi indicado ao Oscar de figurino.

Mas não é tão ruim quanto ficou parecendo, apenas equivocado, já que o diretor Baz Luhrman ainda não conseguiu mudar depois de ter feito "Moulin Rouge". Aqui fez algumas opções erradas (entre elas sua duração de 3h).

Mas seu grande erro foi optar pelos efeitos digitais, como se estivessemos num filme de Disney, ou numa fantasia, quando sua pretensao era fazer "E o Vento Levou" australiano, ou seja, uma história com os pés no realismo, no romance, mas nunca na fantasia, no estilizado. Cada vez que a camera se levanta e sai voando pelo espaço, acaba levando o filme a se perder.

Outro problema que teve de enfrentar e não conseguiu é que a história é dividida em três partes, três atos muito bem definidos. No primeiro, o casal se encontra e briga muito, e a direção resolveu fazer tudo como se fosse uma comédia de aventuras no estilo "Uma Aventura na África", com Katherine Hepburn e Bogart.

No segundo ato vira um faroeste de John Wayne tipo "Rio Vermelho", com estouro da manada e tudo. E, finalmente, na terceira parte, acaba tudo na vala comum de "Pearl Harbor". Essa mudança de tom é muito esquisita e atrapalha o espectador que não consegue mergulhar direito no que deveria ser uma aventura épica sobre uma viúva inglesa rica.

O marido dela aparece morrendo na primeira cena, que serve para apresentar o terceiro nome do filme, um garoto nativo, já que naquela época eles eram retirados de sua famílias para serem treinados como escravos. Um absurdo local que serve de paralelo para escravidão americana.

Nicole Kidman faz a inglesa que tenta salvar sua fazenda de gado e se envolve com um aventureiro, o sempre correto Hugh Jackman. Já se falou muito nas plásticas de Nicole e não vou insistir no assunto. Achei que ela está esforçada, querendo acertar, embora depois do fracasso ela deselegantemente já tenha falado mal do filme.

Ao menos está disposta passar por muitas reviravoltas, lutando pela casa, o gado e o menino. Se há também a falta de um vilão memorável que possa ser o opositor à altura do casal, o filme é bastante bonito e fotogênico. Mas simplesmente não funciona como deveria. O que é muito ruim para a carreira tanto de Nicole, que vai perdendo o estrelato, quanto de Luhrman.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo