UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Musical

Balalaika (1939)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Balalaika

Opereta da Metro, dirigida por veterano ator, roteirista e diretor alemão (mais famoso por ter escrito "Victor/Victoria"). Feito já perto da Segunda Guerra, antes dos russos se tornarem aliados dos americanos, o filme pretende vir na linha das operetas de MacDonald e Eddy (na época já fora de moda).

O astro estava envelhecendo e, como sempre, é inexpressivo, mas o filme ainda é muito bem produzido. Revelou a cantora húngara Ilona (1912-74), que a Metro já estava tentando transformar em estrela desde "Rosalie", no ano anterior (ela nunca seria grande estrela, mas faria sucesso nos cassinos brasileiros e teria carreira razoável).

Mediana como atriz (limita-se a piscar os olhos para demonstrar tudo), tem momentos de Marlene Dietrich e acaba segurando uma fita que tem um pouco de tudo: "Noite Feliz", hino russo, cenas de "Carmen", "Olhos Negros", ópera inspirada em "Sheerazade", canções originais inclusive a famosa canção título.

A parte final, em Paris, no restaurante chamado Balalaika é particularmente bem dirigida. Indicado ao Oscar de Som. Cópia sofrível tirada de VHS.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo