UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Bárbaros e Traidores (2003)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Bárbaros e Traidores

Refilmagem - rodada na Hungria e Eslováquia - feita para a tevê (Hallmark) da peça de James Goldman (irmão de William Goldman e já falecido, mas que antes completou também esta adaptação) e que deu origem ao filme clássico de 1968, "O Leão no Inverno", de Anthony Harvey, com interpretações memoráveis de Katharine Hepburn (que lhe deu o Oscar), Peter O'Toole, Anthony Hopkins (estreando como Ricardo Coração de Leão) e Timothy Dalton.

Não era uma tarefa fácil refazer o que já era perfeito. O texto é famoso como o Virginia Woolf medieval, já que mostra uma família disfuncional, na disputa do sucessor do trono. Os diálogos conseguem ser inteligentes, saborosos e divertidos, com um sabor contemporâneo sem perder o tom de época (são coloquiais na medida certa).

Na verdade, o problema maior é o título nacional que o vende como fita de ação, quando na verdade é um drama histórico com algum humor. Esta versão acentua mais o fato do inferno, mas tem um elenco inferior.

Quem se salva muito bem é Glenn Close, que tem uma interpretação discreta (sem os exageros recentes) e matizada, aproveitando todas as frases. Patrick Stewart, que também foi produtor, se repete nos clichês de "Star Trek" e confirma suas limitações. Outro que está melhor que no original é Jonathan Rhys-Meyers, como o francês que havia sido seduzido por Ricardo quando jovem (há uns poucos detalhes ousados a mais do que no original).

Ou seja, é melhor do que se pensava, mas mais fraco do que se podia exigir do diretor russo Konchalovsky, que faz tudo em grandes closes para a tevê, sem nuances. Deu indicação ao Emmy de Melhor Atriz para Glenn Close. Ganhou Melhor Direção no Festival de Monte Carlo.

Versão americana tem um Making Of. Os diálogos tem algumas pérolas: Depois de uma briga, Eleanor afirma: "Bom, que família não tem seus altos e baixos?". Em outro conflito, ele replica: "Claro que tem uma faca, estamos em 1018 e todos tem uma fraca. Somos bárbaros". Henry: "Poderia ter conquistado toda a Europa mas tive mulheres em minha vida". Eleanor para Henry: "Tenho uma confissão a fazer... Não gosto muito de nossas crianças".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo