UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Ben-Hur (1925) (1925)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
Ben-Hur (1925)

Um pouco escondido entre os extras da nova edição de Ben-Hur, dita definitiva, está num DVD próprio, este que foi o célebre antecessor também produzido pela MGM, com grande orçamento e ousadias. A cópia é especialmente boa com várias seqüências em technicolor e filtros (para não ficar preto e branco mas com viragem de cores básicas). Como o autor, o General Lew Wallace, ainda estava vivo, o filme, embora siga basicamente a história da refilmagem, dá mais ênfase à parte religiosa, mostrando tudo desde o nascimento de Cristo.

Mas é para todos os efeitos uma super produção, a mais cara do cinema mudo ao preço de 3 milhões e 900 mil dólares (a cena da batalha naval foi feita em Livorno, Itália, com extras que se afogavam porque mentiram que sabia nadar, usando um número recorde de câmeras para essa cena, 48). A cena das bigas começou na Itália mas depois que um stunt man morreu foi transposta para Culver City, California. Por isso, na cena da corrida estiveram como extras gente famosa, como Marion Davies, Lillian Gish, John Gilbert, Douglas Fairbanks, Colleen Moore, Mary Pickford, os diretores Clarence Brown, Sidney Franklin, Henry King, o cômico Harold Lloyd. Não morreu ninguém na corrida (mas sim muitos cavalos). As cenas da chegada de Ben-Hur em Roma foram feitas em colorido com duplo negativo (ainda não havia sido inventado o technicolor com três cores bases).

O mexicano Ramon Novarro (1899-1968) apesar de gay na vida real (e morreu assassinado por garotos de programa) está másculo no filme, convencendo plenamente. Foi o auge de sua carreira, depois destruída pelo cinema falado. Na verdade, o filme resistiu bem ao tempo até com certas ousadias (há uma nudez com um escravo nu de costas na cena das galés, os escravos que remam, coisa impensável em fitas de Hollywood depois do Código de Censura). Trilha musical composta especialmente para esta versão, restaurada por Carl Davis.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo