UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama, Guerra

Brinquedo Proibido (1952)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
Brinquedo Proibido

Bem-vinda estréia de uma nova distribuidora de filmes de arte, trabalhando de forma legal na questão de direitos, sediada no Recife. Este é um grande clássico do cinema francês, um dos filmes mais celebrados de sua época. Premiado com o Oscar de Filme Estrangeiro (na época, honorário, e também indicado ao de Argumento, para François Boyer). Foi ainda o Melhor Filme do ano do BAFTA, estrangeiro dos críticos de Nova York, Leão de Ouro do Festival de Veneza, dentre outros.

Foi concebido originalmente apenas para ser um curta-metragem, mas resolveram esticá-lo (e por isso Brigitte usa dentadura porque havia perdido seus dentes de leite, o menino usa peruca por que havia cortado os cabelos).

No começo da Segunda Guerra, em junho de 1940, no interior da França, uma menina de cinco ou seis anos, que está fugindo com os pais (que foram mortos), faz amizade com um garoto camponês de 11 anos que a leva para a fazenda de seus pais. Eles a aceitam, mais para que os vizinhos falem de sua boa ação.

Enquanto se desenrolam outros dramas (como a morte de um irmão por causa de cavalo louco), os dois garotos vão viver uma pura e terna história de amor. Inclusive num cemitério de animais. Um filme comovente, porque não dá uma visão não conformista, emocionante da infância (a menina sofre mais pela morte de seu cãozinho do que pelos pais).

Principalmente um filme contra a guerra, delicado e sensível, com dois fantásticos atores infantis. A dupla central fez carreira adulta, Brigitte como atriz de fitas famosas de Truffaut e outros, Georges (1940-2000) como cantor e compositor. Grande trabalho do diretor René Clement (1913-96). Cópia de boa qualidade mantendo o formato original europeu (quase tela cheia).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo