UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

Bucha Para Canhão (1941)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
Bucha Para Canhão

Este foi o primeiro filme que Stan Laurel (1890-1965) e Oliver Hardy (1892-1957), a dupla O Gordo e O Magro, fizeram como empregados da Fox, já em fim de carreira. Não exatamente esbanjando saúde e juventude e após anos de liberdade de trabalho nos estúdios de Hal Roach, que era distribuído pela MGM (onde Laurel, o genial criador e mentor da dupla, supervisionava tudo e burilava pacientemente as gags cômicas e os enredos), foi duro para eles se adequarem ao esquema impessoal da unidade de filmes B da Fox. Também os roteiros aos quais eles tiveram que se submeter eram inferiores aos do passado, sem o característico nonsense corrosivo e demolidor da dupla, mostrando-os mais como idiotas simpáticos em situações características das comédias baratas do período.

Este ainda é um dos melhores dos seis filmes que eles fizeram no estúdio, com alguns momentos de brilho. Stan e Oliver vão para o quartel cuidar de seu jovem patrão (Dick Nelson), que um médico malandro dizia ser doentio, mas se revela normal e ativo. Só que ele se envolve com uma garota (Sheila Ryan) e eles tentam separar os dois, achando que o romance será ruim para o rapaz. O filme perde muito tempo com a trama romântica (que em uma cena usa até um jovem Alan Ladd como figurante) e a promissora situação da dupla em confronto com o rigor do exército, não chega a ser explorada a contento.

Mas há alguns momentos de riso e pelo menos uma seqüência clássica, a da lâmpada que só acende quando está na mão de Stan. Foi um grande sucesso na época, mantendo a dupla em atividade no estúdio pelos quatro anos seguintes, antes de encerrarem suas carreiras no cinema americano. Faz parte do box "Coleção O Gordo e O Magro Vol. 2".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo