UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Buffalo Bill (1976)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
Buffalo Bill

Foi Altman quem adaptou junto com o diretor Alan Rudolph uma peça de Arthur Kopit. O resultado foi este notável fracasso de bilheteria para o produtor Dino de Laurentiis (como castigo ele perdeu a chance de dirigir "Ragtime").

Durante a filmagem houve vários desentendimentos entre eles e dá para entender porque, já que é uma fita bizarra, que não é faroeste nem coisa bem definida. Embora tenha ganho o Urso de Ouro, prêmio máximo do Festival de Berlim.

Com foto esfumaçada, diálogos que se sobrepõem, parece que pretende ser uma sátira aos shows do Velho Oeste (o título nacional foi "West Selvagem"). Mais ou menos como fez Irving Berlin com "Bonita e Valente" ("Annie Get Your Gun"), que conta a mesma história.

Há até uma citação na fita por Keitel da frase mais famosa daquela fita ("There´s no Business like Show Business"). A proposta é desmistificadora. Bill na verdade é uma fraude, que nem herói chegou a ser. Suas façanhas eram fictícias e publicadas em folhetins populares.

O filme que foi rodado no Canadá, na reserva índia de Alberta, é uma decepção com alguns momentos curiosos. Mas para o público normal, não de arte, é quase insuportável.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo