UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Policial

Buffo & Spallanzani (2001)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Buffo & Spallanzani

Um título ruim e nada comercial (não é desculpa ser o nome do livro de Rubem Fonseca, em que é baseado, até porque Fonseca é um bom contista mas não dá certo como romancista: suas tramas são mal elaboradas, não especialmente inteligentes e se perdem quando expostas num roteiro cinematográfico).

É uma pena que Flávio R. Tambellini, um dos mais respeitados produtores (e também filho de crítico e diretor de cinema quase homônimo) demonstre sua competência artesanal num projeto discutível, principalmente como trama policial. Começa de forma intrigante, mas se perde em figuras pouco lógicas e situações absurdas (prefiro não entrar no mérito ou revelar a história para não ser estraga-prazeres, basta dizer queo título terá sua justificativa e explicação).

Quatro vezes premiado em Gramado, nada a dizer contra Juca de Oliveira que foi melhor coadjuvante e sempre foi ótimo (em um personagem bem parecido com o doutor Albieri, que ele faria posteriormente com sucesso na novela "O Clone"), nem contra Tony Ramos que é outro ator competente que infelizmente ficou estereotipado pela televisão.

Mas não tenho dúvida que é capaz de vôos mais altos. Ainda mais agora na maturidade. Mas é uma piada darem um prêmio de interpretação para Isabel Guéron, só se foi pelo fato de passar a maior parte do tempo pelada(ela foi a dublê de Fernandinha Torres em "Gêmeas"). Alternando clichês com bobagens, o filme só se sustenta por causa do trabalho do realizador, quesabe segurar e estimular o elenco e não acentua as deficiências do roteiro e mesmo do livro original.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo