UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Caçada Humana (1966)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Caçada Humana

Os críticos brasileiros sempre defenderam este filme (mal visto lá fora), apesar do diretor - o mesmo que logo depois faria "Bonnie and Clyde" - afirmar que o produtor Sam Spiegel mexeu na montagem. Tem roteiro da famosa dramaturga Lillian Hellman, que só enfatizou ainda mais os aspectos melodramáticos do texto de Horton Foote.

Agora tudo pode ser visto como uma alegoria do clima de violência e até linchamento dos anos que mataram Luther King e os dois Kennedy (um assassino na fita é mostrado como se fosse o de Lee Harvey Oswald). Mas tudo é prejudicado pelo overacting de certos atores (Martha Hyer com suas pérolas fazendo alcoólatra está um horror) num elenco muito grande e irregular.

Marlon Brando insistiu na cena em que ele é massacrado pelos homens da cidade (Brando tinha a mania de gostar de cenas onde aparece com a cara toda arrebentada). Mas tudo é muito falso (quase tudo rodado no que é obviamente uma cidade de estúdio), com personagens estereotipados e falsos (até Duvall em geral indestrutível não consegue fazer um homem fraco com mulher chata).

Há algumas curiosidades, como a veterana Miriam Hopkins com uma presença forte como a mãe do fugitivo (mesmo assim também exagerada). Jane Fonda nos relembra como era bonita enquanto Redford tem o tipo Kennedy para servir de bode expiatório. Alguns acertos na fotografia, mas em geral é um filme feito com mão pesada e superestimado.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo