UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

Delírios (2006)

Adriana Terra

Adriana Terra

Da Redação 08/07/2009
Nota: 2

Um fotógrafo paparazzi reclamão, fã de Robert De Niro, cuja profissão os pais não respeitam e que, sobretudo, não admite ser um paparazzi, encontra um jovem recém-saído de casa que não tem onde morar e sonha em ser ator. Daí parte a trama de "Delírios" (2006), filme de Tom Dicillo ("Vivendo no Abandono") com Steve Buscemi, no papel do paparazzi Les Galantine e Michael Pitt, como o morador de rua Toby.

Galantine espera a aparição da jovem estrela pop K'Harma para fotografá-la quando conhece Toby. O garoto encontra um bolo de fotógrafos e se interessa em saber o que estão fazendo. Busca um café para Les e pede para dormir em seu apartamento. O mal-humorado paparazzi fica contrariado, mas aceita. Prestativo, Toby conserta objetos na maltrapilha casa de Les, conseguindo logo o posto de assistente do fotógrafo, ajudando-o a fazer os cliques dos famosos. Do embate inicial, nasce uma parceria.

A personalidade de Les, interpetado muito bem por Buscemi, é revelada em ótimas cenas. Carente, o fotógrafo fica mal quando seu pai joga no lixo o jornal onde publicara uma foto da qual se orgulhava, repudiando o material. Trapaceiro, coloca de lado, quando tem a chance, a amizade que tem com Toby, que o tem como um mentor.

Fascinado pela fútil cantora K´Harma, Toby consegue, em uma festa na qual trabalhava com Les, que a garota o apresente oportunamente como "sua companhia" para a imprensa, levando-o para uma noite de diversão. Enciumado por ter ficado de fora, Les finge estar chateado com Toby. Para retomar a amizade, ao ser convidado para o anivesário de sua musa - que acaba se interessando de verdade pelo "homeless" bonitão -, o garoto convida também o paparazzi, com a condição de que ele não faça nenhuma foto no local.

Em meio a famosos como o cantor Elvis Costello e a própria K´Harma, Les mal consegue se comunicar. Após ficar trancado algumas horas no banheiro lavando as mãos, saca uma câmera e tira diversas fotos dos famosos, como um viciado. A sequência de cenas do aniversário é a mais representativa do universo paparazzi. Les, apesar de fingir estar acostumado com as celebridades, tem sentimentos de devoção, medo e vergonha em relação aos famosos. Trava diante de Costello, de quem é fã.

O modo ácido e quase triste como exibe os paparazzi - e também, de forma mais contida, as celebridades emergentes, como K´Harma e posteriormente o próprio Toby - é o maior trunfo da produção. No restante, "Delírios" segue a linha romance com final feliz, ao som de trilha pop com Dandy Warhols e o próprio Costello.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo