UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Suspense

Efeito Borboleta (2004)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Efeito Borboleta

Eu havia previsto: "não acredito que os críticos vão gostar muito deste filme, mas certamente o público lhe reservará melhor acolhida. Capaz mesmo de ser grande sucesso depois em home video". Pois já foi muito bem no cinema, conforme tinha imaginado.

Simplesmente porque não é uma grande obra de arte, mas um mero passatempo, que mantém a atenção e o interesse, ou seja, distrai. Foi realizado pela dupla de roteiristas do "Premonição 2" ("Final Destination 2"), já com essa intenção. Embora seja difícil se levar a sério como herói Ashton Kutcher, que estamos mais acostumados a ver no seriado "That 70's Show", "Punk'd" ou como parceiro de Demi Moore. De fato, ele é melhor em comédia do que em thriller.

Mas a história é bem engenhosa, esperta. O herói descobre que tem a habilidade de voltar no tempo (ele tem uns desmaios, onde fica fora do ar) e pensa em corrigir um problema, a morte prematura de sua namorada. Mas cada vez que faz isso, as coisas pioram. Mexe numa coisa, altera também as conseqüências. É trama de ficção científica de filme B, só que bem executada, com as reviravoltas que a gente aprecia (quase como num episódio longo de "Além da Imaginação", tanto que há uma citação ao escritor Ray Bradbury).

Até com um tom meio trágico, "dark". Talvez por isso não foi considerado comercial e o filme ficou anos como um roteiro admirado e que ninguém queria produzir, até Ashton assumir, servindo também como produtor executivo.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo