UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Em Nome de Deus (2002)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
Em Nome de Deus

Vencedor do Leão de Ouro, prêmio máximo do Festival de Veneza, este filme irlandês foi dirigido pelo bom ator Peter Mullan (Melhor Ator em Cannes por "Meu Nome é Joe"), que também escreveu o roteiro. É a denúncia de um fato que nunca se ouviu falar por aqui, a existência de uma irmandade católica, o Asilo das Irmãs Madalenas (e que só terminou recentemente) para onde as famílias mandavam internar as filhas rebeldes, fossem ou não por razões reais.

Numa época extremamente moralista e repressora, o filme centra-se em três jovens irlandesas (casos autênticos), mostrando como elas sofreram nas mãos de freiras hipócritas (que por vezes mandavam elas se despirem só para debochar delas). Os casos são variados, uma foi estuprada pelo primo, outra apenas flertou com rapazes, mas todas são obrigadas a trabalhar forçado como se estivessem numa prisão para perigosas prostitutas. Voltar para casa é impossível, fugir um risco enorme, porque ficariam marcadas como mulheres públicas.

O filme não chega a afrontar a Igreja Católica por esses absurdos (que na verdade, não se manifestou no assunto), mas também não faz concessões comerciais. Com um elenco quase todo desconhecido (com exceção de Geraldine McEwan, que faz a madre superiora), é um belo exemplo de como o cinema ainda pode informar e denunciar. Dos melhores filmes do ano.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo