UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Ação

Era uma Vez na China 2 (1992)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
Era uma Vez na China 2

Primeira continuação da série que transformou Jet Li em astro e revitalizou o gênero das artes marciais em Hong Kong, depois de uma grande saturação entre o fim da década de 70 e começo da de 80.

Foi um dos marcos do período do chamado wire-fu (lutas exageradas com uso extensivo de cordas e cabos) que remetem às raízes da ópera Chinesa, numa produção luxuosa e ambiciosa, algo que revela a grandeza do personagem Wong Fei Hung, um herói nacional de incrível popularidade.

Por sorte tudo dá certo, é um filme superior ao primeiro, mais bem construído e elaborado, o elenco tem uma química fantástica (apenas Yuen Biao se recusou a voltar, pois teve a maioria de suas cenas cortadas na primeira parte e foi substituído por Max Mok no papel de Foon) e Li tem uma das melhores cenas de ação de sua carreira, enfrentando outra grande figura do cinema de ação de Hong Kong, Donnie Yen.

Curiosamente Xin Xin Xiong, dublê de Jet Li na maioria das cenas da série, também está no elenco como o vilão do culto do Lótus Branco e, muito provavelmente, durante a cena de luta na pilha de mesas entre ele e o mocinho teve que fazer os dois papéis. Edição de origem duvidosa e qualidade medíocre.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo