UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

Eu os Declaro Marido.. e Larry! (2007)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2

O discurso politicamente correto quase que acabou com as comédias, já que ficou muito difícil fazer rir sem ofender alguém ou algum grupo. Mas a prova de que é possível provocar riso sem ser grosseiro ou cair na baixaria total é esta comédia, uma reafirmação de que o humorista Adam Sandler é melhor do que muita gente pensa - e está numa encruzilhada semelhante a de Jim Carrey: só tem êxito nos filmes em que faz comédia rasgada, nunca em papéis mais dramáticos).

Sandler sempre colocou em seus filmes um toque simpático aos gay, mas nunca levou tão longe a proposta como neste papel de Chuck (que em gíria inglesa quer dizer Espada). Se por um lado é bom se ver que o mundo evoluiu o suficiente para aceitar casamentos de pessoas do mesmo sexo (ainda que seja em apólices de seguro), também é triste constatar que lá, como aqui, os problemas com previdências e que tais são semelhantes: quando as pessoas, mesmo com profissões heróicas, são obrigadas a mentir.

A partir desse ponto de partida, os talentosos Alexander Payne e Taylor (a dupla que tornou Sideways um sucesso) construíram uma fábula sobre os problemas que os dois amigos enfrentam quando passam a ser investigados e são obrigados a fingirem que são mesmo casados e gays.

Os realizadores fizeram questão de chamar para o elenco de apoio alguns gays assumidos (Lance Bass e Richard Chamberlain, como o juiz) e não fugiram da raia na hora de aprofundar as piadas 'internas' - O personagem de Sandler, por exemplo, não consegue entender porque todo mundo acha que ele é o passivo da relação, enquanto se preocupa em conquistar sua advogada, a bela Jessica Biel. Não é o caso de contar as melhores piadas do filme ou revelar situações. Quase todas são bem resolvidas.

Kevin James é um interprete sólido e simpático que merece maiores oportunidades. Até dá para se divertir com esta comédia gay politicamente correta que não chegou a fazer o sucesso prometido. Um dado estranho: o filme parece ter sido uma refilmagem não autorizada de uma comedia australiana, chamada 'Strange Bedfellows', que tem a mesma historia e profissão envolvidas, com Michael Caton e Paul Hogan - ambos pretendem processar os produtores do filme.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo