UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Documentário

Extremo Sul (2005)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Extremo Sul

O documentário "Extremo Sul" foi concebido para registrar a tentativa de um grupo de alpinistas brasileiros e argentinos de escalar o monte Sarmiento, de 2.600 metros de altura, que fica na Patagônia chilena, perto do estreito de Magalhães, no extremo sul da América do Sul.

O problema é que parte da equipe que iria filmar a aventura "amarelou" quando estavam prestes a escalar. Então a diretora é obrigada a mudar o trajeto do filme e fazer o filme sobre o não-acontecido e sobre a frustração, no que é muito bem resolvido porque eles conseguiram imagens em vídeo dos ingleses e australianos que conseguiram escalar pela primeira vez a montanha mais de uma década antes.

A excelente edição (que utiliza telas múltiplas) dá ritmo certo à ação e à excepcional fotografia que mostra paisagens raras e de uma beleza extraordinária.

A figura central do documentário é o brasileiro Nelson Baretta, que gerou o projeto e que será o fio condutor da história _os personagens falam muito para a câmera, registrando o momento. Barreto se uniu a outros companheiros e a um nativo (o filme traz também imagens igualmente raras dos índios já desaparecidos que viveram na região, assim como bom material iconográfico).

É interessante também ver os preparativos da criação dos campos de apoio e a fascinação com a montanha. Mônica, que até então havia aparecido apenas no plano inicial escalando uma pedra, passa a intervir diretamente no filme, discutindo, revelando os segredos de como seria a filmagem na escalada e sendo forçada a recolher a equipe de 26 pessoas e voltar para casa.

Se a escalada tivesse acontecido, poderia ter havido mortes, possibilidade que não é discutida no filme.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo