UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Aventura, Comédia, Musical

Garota Dourada (1984)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
Garota Dourada

Continuação de "O Menino do Rio", de 1982, reunindo novamente a mesma equipe (Bruno produtor, Calmon diretor, Biase de astro). Tem desenho visual realizado por Ucho Carvalho e Ricardo Van Steen, romances juvenis, praias bonitas (da costa catarinense), surfe, windsurfe, vôo livre, asa delta motorizadas.

O diretor musical foi Nelson Motta e apesar dos problemas (o filme foi todo rodado sem sol, com praias nubladas), tem um clima de "Era uma vez um Verão" (canção de Guilherme Arantes). Entre elas, "Como uma Onda", gravado por Ricardo Graça Mello (que volta como Kid, parecido com personagem do filme anterior), "Menina Veneno", "Baby Meu Bem" (estas de Ritchie). Mas não a música título.

Biase teve seu argumento recusado e fez reparos. Não tinha montagem final satisfatória, extrapolou, mas a trilha era muito boa, citação do livro "Quem tem um Sonho não Dança", de Guilherme Bryan. Claudia faz uma pequena aparição, porque o interesse romântico é outro, a bela Bianca Byington.

O filme é notável por ter revelado Andréa Beltrão (futura Zelda de "Armação Ilimitada"). Tem novamente Mallandro, Léo Jaime, Evandro Mesquita (só voz off), Roberto Bataglin (filho de ator de chanchadas dos anos 50) e a cantora Marina.

Inferior ao primeiro, foi sucesso relativo, mas nunca foi feita a planejada terceira parte que se chamaria "Menina Veneno", sobre office boys paulistanos. Calmon não voltaria mais a dirigir cinema, se dedicando a telenovelas.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo