UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Musical, Comédia

Garotas do Calendário (2003)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3

Chega com bastante atraso ao Brasil esta divertida comédia que já estava rolando desde Cannes 2003, mas que não teve tanto sucesso de público nem ganhou muitos prêmios. Mas o público feminino e adulto vai gostar de "Garotas do Calendário".
É o típico "feel good movie", filme que levanta a auto-estima do espectador, principalmente se você tiver meia idade e se achar pouco atraente.

Esta comédia inglesa, contada num ritmo raleado, parece uma só piada esticada ao infinito. Trata-se de um fato real: as mulheres de North Yorkshire, interior da Inglaterra, posaram nuas para um calendário com o objetivo de conseguir dinheiro para comprar um sofá (!) para uma sala de espera de um hospital de câncer. O marido de uma delas morreu nesse hospital, então isso seria uma homenagem ao falecido.

O roteiro conta em detalhes como elas se organizaram para pensar nas fotos, como fizeram para enfrentar a vergonha etc., até o sucesso do calendário, que as leva para Hollywood para serem entrevistadas por Jay Leno.

Há duas grandes atrizes inglesas no filme: Helen Mirren (que foi indicada ao Globo de Ouro pelo filme) e Julia Walters (mais discreta que de costume). E há mais outras das quais se conhece o rosto, mas não o nome. Todas são fofinhas, gracinhas, simpáticas e humanas.

Mas o filme é basicamente um conto de fadas para a terceira idade. Não faz muitas piadas, não força muito nem mesmo em sua mensagem de boa vontade e tolerância (não há muita nudez). Ou seja, tudo é alto astral, divertido e legalzinho.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo