UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

Hannah e suas Irmãs (1986)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 0
Hannah e suas Irmãs

Foi o maior sucesso de bilheteria da carreria do diretor e lhe valeu um novo e último Oscar de Roteiro Original. Também Michael Caine ganhou o Oscar de Ator Coadjuvante. A própria fita foi indicada como Filme e Allen como Diretor. Tudo isso antes da Academia desistir dele.

Woody também aparece como ator nesta comédia simpática e inteligente sobre três irmãs, Mia Farrow, Barbara Hershey e Dianne Wiest (que também foi premiada como Coadjuvante. Aliás ela teria novo Oscar também sob a Direção dele em "Tiros sobre a Broadway"). Em "Interiores", seu primeiro filme dramático, já contava a história de três irmãs. Mas aqui a situação é tratada de forma mais leve.

Hannah (que Allen diz ter se inspirado em Anna Karenina) e é feita pela então mulher do diretor Mia Farrow, num de seus melhores momentos. Quem faz o papel da mãe delas, ex-atriz, é a própria Maureen O'Sullivan, a ex-Jane de "Tarzan" e mãe de Mia na vida real. Woody reservou para si um personagem típico, um escritor/produtor de TV, hipocondríaco e em crise mística. Ficaram para ele as melhores piadas (quando pensa em se converter ao catolicismo ou quando quer ser doador de inseminação artificial).

O conflito central é um adultério. Michael Caine se apaixonapor sua cunhada, irmã de Hannah, mas depois de conquistá-la, não consegue abandonar a esposa. Woody faz o ex-marido de Hannah, que por sua vez se envolve com a outra irmã, Dianne. Foi o último filme do venerável ator Lloyd Nolan. A fotografia é do italiano Carlo Di Palma. Faz parte do primeiro Box do Woody Allen.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo