UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Animação

Happy Feet - O Pingüim (2006)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4

Não se trata de mais uma fitinha de animação como essas que têm inundado o mercado. É uma nova realização do grande produtor e diretor australiano George Miller, o mesmo das séries "Mad Max" e "Babe, o Porquinho Atrapalhado". E também é um grande filme musical, que na meia hora final dá uma reviravolta e se torna uma corajosa denúncia dos crimes dos seres humanos contra o meio ambiente. Chega a ser perturbador e muito mais eficiente do que o documentário vencedor do Oscar, "Uma Verdade Inconveniente", com o ex-vice-presidente americano Al Gore.

"Happy Feet" foi o melhor filme de animação do ano, sem cair na imitação do estilo Pixar. Ganhou o Oscar da categoria, derrotando "Carros" e "A Casa Monstro". Não é verdade que tenha imitado o documentário "A Marcha dos Pingüins", já que ele foi iniciado muito tempo antes. Ainda assim, o tema é semelhante, ao mostrar a mesma raça de pingüins, seu comportamento e principalmente o hábito que têm de cantar. Na animação, os personagens interpretam músicas pop de sucesso, das bandas Kiss e Queen, de Prince e Frank Sinatra.

É a história de um pingüim que não sabe cantar; em vez disso, ele sapateia. Essa característica o torna um desajustado e um pária no seu clã, envergonhando os pais. Ele vai para outra comunidade, um grupo de pingüins com sotaque latino, onde encontra quem o aprecie. Mais tarde sairá pelo mundo, renegando o falso misticismo da comunidade, para tentar descobrir as causas que estão acabando com os peixes, ou seja, afetando a subsistência dos habitantes do norte gelado.

Não apenas os números são cativantes, muito bem humorados e bem sacados, mas principalmente pela técnica inovadora. Miller fez duas viagens ao Ártico, onde capturou as impressionantes imagens que depois transpôs para animação. O resultado é sensacional e chega ao clímax quando os seres humanos se integram à história. Com uma mensagem importante sobre a aceitação do diferente, "Happy Feet" não deixa de ser também alegre, divertido e muito engraçado. Não deixe de ver.

Além do Bafta (prêmio inglês de cinema e televisão) e do Oscar de melhor longa de animação, "Happy Feet" ganhou o Globo de Ouro de melhor canção original por "The Song of the Heart", de Prince.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo