UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Aventura

Hércules na Conquista da Atlântida (1961)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Hércules na Conquista da Atlântida

Uma cópia de boa qualidade, aparentemente tirada de Laser, ajuda a tornar curiosa esta aventura ítalo-francesa feita pelo diretor de maior prestígio no gênero (tanto que há atores de prestígio no elenco, como Salerno e Volonté). Vittorio Cottafavi (1914-98), foi um diretor italiano, o único elogiado pela crítica na safra de aventuras mitológicas italianas da década de 1955-65. Nascido em Modena, em 30 de janeiro. Foi diplomado em Direito e Filosofia, cursou o Centro Sperimentale, estagiando no Cinema até ser assistente de direção de De Sica, Blassetti e Genina.

Apesar do culto da crítica francesa, permaneceu ignorado na Itália, trabalhando desde 1957 para a TV, principalmente em adaptações literárias ou teatrais. Em suas fitas de aventuras há sempre um elemento de criação, profundidade e crítica ao poder que as distingue da rotina. Depois de um grande hiato, retornou com prestígio nos anos 80, chegando a mostrar seus filmes em Cannes.

Mas mesmo ele pode fazer pouco com um galã péssimo e barbudo (o inglês Reg, que foi Mr. Universo, amigo e mestre de Arnold Schwarzenegger, que o considera o melhor astro do gênero mitológico). Ainda que possa parecer ingênuo, é dos melhores do ciclo.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo