UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Animação

Homem-Aranha - A Nova Série Animada (2003)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
Homem-Aranha - A Nova Série Animada

Com o sucesso do primeiro longa-metragem do Homem-Aranha, a Marvel Studios resolveu ressuscitar a série animada com o personagem, mas desta vez toda gerada por computador pela Mainframe Entertainment, a mesma responsável pelo pioneiro seriado "Reboot'. Para manter o visual parecido com os dos quadrinhos, foi empregada uma técnica chamada cell-shading, que uniformiza os tons das cores para dar um visual mais cartunesco à animação computadorizada, que flui de maneira bastante realista graças à outra técnica, a de motion capture, que captura os movimentos de atores de carne e osso.

Para tornar a experiência ainda mais satisfatória, principalmente para os velhos fãs dos quadrinhos, o excelente roteirista Brian Michael Bendis (responsável pela nova reformulação do herói em "Ultimate Spider-Man" - no Brasil, Marvel Millennium) é o responsável pelas tramas e também assina como co-produtor, resgatando velhos arqui-inimigos do herói, como o Electro e o Lagarto, e intercalando com alguns inéditos. As vozes também têm donos conhecidos, Neil Patrick Harris (de "Tropas Estelares) faz o herói e Ian Ziering (o Steve da série "Barrados no Baile") interpreta Harry Osborn, por exemplo, e ambos dividem o espaço com convidados como Rob Zombie (Lagarto), Ethan Embry (Electro) e Michael Clarke Ducan ("Rei do Crime", papel que teve também no filme de outro herói, o "Demolidor").

Originalmente, a série foi exibida na MTV americana e no Brasil, pela Nickelodeon. Edição especial em dois discos traz no primeiro, comentários em áudio auxiliar (grupos variados em cada um dos episódios, geralmente diretores, produtores e roteiristas), fatos aranha fantásticos (curiosidades vão aparecendo durante os episódios; em inglês e espanhol), Arte da Produção (Main Characters, Villains, Guest Characters e Miscellaneous), extras para DVD- ROM, Filmografias e Trailers (sem legendas).

No segundo disco: Criando em Camadas (seqüência em multi-ângulo, com 05 diferentes camadas da animação), Passo Inicial (vídeo original que a empresa Mainframe fez para conseguir o contrato e trabalhar na série), Teste Abandonado do "Sentido Aranha" (opções alternativas de estilo de direção feitas no início da produção), Animação Rascunho (esboços preliminares), Especiais (Making Of; "Spider-Man Tech: Creating the Models e Animating Performance"; "Spider-Man Music: The Composers"), comentários em áudio auxiliar (produtor de animação digital Steve Wendland, diretor de animação digital Sebastian Brodin, e o supervisor de animação Rav Grewal), fatos aranha fantásticos, cenas excluídas (uma espécie de erros de gravação, como a brincadeira que a Pixar costuma fazer ao final de seus longas). Todos os extras têm legendas apenas em espanhol. 05 capítulos (cada episódio).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo