UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Aventura

Império Submarino (1936)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
Império Submarino

Um dos primeiros seriados da Republic, com 12 episódios, e o primeiro de ficção-científica do estúdio. Mas na maior cara-de-pau limitaram-se a copiar o sucesso da concorrente Universal, o célebre "Flash Gordon".

Aqui, o herói (interpretado pelo ator e atleta Ray Corrigan) chama-se Crash e, assim como Flash Gordon, viaja com cientista para uma terra exótica onde um ditador com traços orientais pretende invadir a Terra, e lá conta com a ajuda de um ex-inimigo local transformado em aliado. Só falta mesmo o elemento romântico e erótico, que em Flash era fartamente fornecido por Dale Arden e pela Princesa Aura, que aqui é pobremente representado pela insossa repórter feita por Lois Wilde.

Além disso, o enredo é cheio de absurdos (o maior de todos, é o fato de Atlântida ficar no fundo do mar, protegida por um gigantesco domo de metal, mas contar com atmosfera, florestas, montanhas e até céu ensolarado) e o modo como Crash escapa dos perigos finais dos episódios é sempre mal-explicado no episódio seguinte (quando não, em outra atitude de cara-de-pau a toda prova, simplesmente modificado com o uso de cenas diferentes). Ou seja, não é um dos melhores seriados de todos os tempos.

Mas os efeitos especiais e miniaturas são bem feitinhos pelos padrões da época e do gênero e vão divertir os fãs de ficção-científica. O cômico Smiley Burnette faz um pequeno papel, e Lon Chaney Jr. é um dos vilões, sem muitas oportunidades.

Cópia bastante razoável. Vendido em dois DVDs separados (não com seis episódios em cada como informam as capinhas, e sim com cinco no primeiro e sete no segundo). O episódio 12 não tem dublagem em português, apenas o áudio original em inglês.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo