UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Policial

Lance de Sorte (2002)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Lance de Sorte

Um dos melhores filmes do irregular Neil Jordan, capaz de bobagens como "Entrevista com o Vampiro", mas que costuma acertar quando faz produções irlandesas pessoais. Aqui ele tentou fazer um policial no estilo "noir" (ou seja, críticos gostam, o público repudia), refilmando um clássico do cinema francês, "Bob Le Flambeur" ("Bob, o Jogador", de 1955), de Jean Pierre Melville.

O fato de poucos conhecerem o original poderia até ajudar o filme, mas o fato é que adaptação é bastante livre. Nick Nolte está num dos melhores momentos de sua carreira ainda mais irregular do que a do diretor. Seu personagem é totalmente um anti-herói, está sempre apanhando, é viciado em heroína e se envolve com uma prostituta russa (a interessante Nutsa Kukhianidze) e um emigrante argelino.

Mas os policiais já são avisados mesmo antes do plano se concretizar, o que torna mais interessante um jogo que Nick sabe ser de gato e rato, de esperto contra sabido, do corrupto contra o mais corrupto. Se você está procurando um filme divertido e leve, com um engenhoso assalto, este não é sua pedida. Os ambientes são sórdidos, os personagens ambíguos, os feitos curiosos, mas as conclusões geralmente trágicas.

Tem um elenco eficiente, que inclui também o diretor iugoslavo Emir Kusturicka, o ator francês Tchéky Karyo (que faz o policial amigo) e até uma ponta não creditada de Ralph Fiennes. Ou seja, uma fita de arte, para quem gosta de policiais Noirs. E que poucos viram nos cinemas.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo