UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Documentário

Nelson Gonçalves (2001)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
Nelson Gonçalves

Uma curiosa tentativa de se fazer um "docudrama" (como a própria capinha define, "um documentário com partes encenadas com atores"), com Paulo Betti servindo de porta-voz para o cantor (que aparece em cena apenas em trechos musicais de algumas chanchadas antigas, em uns poucos filmes caseiros e num trecho de videoclipe que gravou já no final da vida).

Justamente a parte encenada que é mais fraca, até porque os atores pouco se parecem com os originais e o recurso da dublagem (Alexandre canta com a voz em disco de Nelson) nem sempre funciona.

Há, porém, uma vida muito interessante, desde a infância pobre, o pai malandro, a gagueira, o começo difícil, os muitos atores (uma cantora se matou por ele), sua longa relação com a gravadora RCA e principalmente os problemas que ele teve com o vício da cocaína e para se livrar dele.

Há diversos depoimentos esclarecedores, em particular do compositor Adelino Moreira, do crítico e escritor Sérgio Cabral, e as imagens de arquivo são preciosas (ainda que mostradas por vezes fora de cronologia). É bastante interessante, em particular como inovador e registro de memória.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo