UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

Ninotchka (1939)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
Ninotchka

A "Coleção Greta Garbo" (1905-90), lançada no Brasil em dois volumes, traz no segundo esta rara comédia que foi seu penúltimo filme. Na época, o público estava acostumado a ver Garbo apenas em dramas românticos (que nem todo mundo gostava, em particular os homens) e a MGM o promoveu com a frase Garbo Ri.

Isso deu muito certo porque foi realizado pelo grande cineasta Lubitsch, mestre do humor sofisticado e com roteiro de Billy Wilder (e alguns outros). Foi depois refeito como musical por Cole Porter, como "Meias de Seda", com Fred Astaire e Cyd Charisse.

Naquele momento era muito atrevido se brincar com os comunistas e seus hábitos, por isso o filme provocou muitas imitações. Na verdade, não chega a ser propaganda anti-comunista, é apenas uma brincadeira romântica mostrando como o capitalismo pode corromper e contagiar até mesmo a mais inveterada e fanática soviética (o que não deixou de ser profético).

O filme talvez custe um pouco a começar e só engrena mesmo quando Garbo encontra o homem que a irá seduzir, o sempre ótimo Melvyn Douglas (que quando velho ganharia dois Oscars de Coadjuvante). Foi indicado aos Oscars de Melhor Roteiro Original, Filme, Argumento e Atriz (Garbo, nunca ganhou, mas depois lhe deram um Oscar especial). Diversão de classe.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo