UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Guerra

Num Céu Azul Escuro (2001)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Num Céu Azul Escuro

O diretor Jan Sverak é o mesmo do vencedor do Oscar, Kolya, Uma Lição de Amor e isso já basta para recomendar seu novo trabalho, que ganhou seis prêmios locais (inclusive direção e voto do público).

Ele é um realizador sensível e competente (qualidades que são menos comuns do que aparentam) e a fita foi também a produção mais cara já feita na Tchecoslováquia (hoje República Tcheca), sendo que apenas o ataque ao trem já custou mais do que todo o orçamento de Kolya. Os americanos foram os primeiros a notar que o argumento tem bastante a ver com Pearl Harbor, porque também conta a história de dois amigos pilotos da Segunda Guerra Mundial que amam a mesma mulher.

O filme conta um fato pouco conhecido, o de que depois que Hitler invadiu a Tchecoslováquia, muitos pilotos fugiram para a Inglaterra onde lutaram pela RAF (Royal Air Force). Só que com o fim da Guerra e o domínio dos comunistas, eles se tornaram suspeitos e colocados em campos de concentração. Há alterância entre esses campos e os flash-backs, onde o herói Franta está aprisionado e se lembra de sua amizade com um piloto muito jovem e depois como ambos se envolvem com a mesma jovem inglesa Susan (cujo marido está desaparecido na Guerra). Mas não espere explosões de efeitos digitais, nem uma banal história de amor. O filme denúncia os abusos e injustiças comunistas, sem deixar de entreter e interessar. É também um belo espetáculo.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo