UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

O Caçador de Pipas (2007)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3

É curioso como certos filmes fazem tudo certo, mas no final das contas não conseguem ser memoráveis. É o caso desta versão do best-seller de Khaled Hosseini, sucesso aqui e nos EUA e foi transposto para o cinema com todo o cuidado por um diretor talentoso , Marc Forster ("Mais estranho que a Ficção", "Em Busca da Terra do Nunca", "A Última Ceia" e "Quantum of Solace"). E que tomou todos os cuidados para não fazer besteira ao trabalhar com elenco desconhecido ou amador, rodar em linguagem original, seguir fielmente a história, apenas com alguma condensação indispensável.

No entanto, algo não funcionou. O filme fracassou. Não aconteceu nem o esperado escândalo (foi proibido no Afeganistão e os produtores tiveram cuidado de proteger os jovens atores de alguma perseguição levando-os para fora do país antes). Quem leu o livro vai visualizá-lo com facilidade. Sem ter um narrador em off, ele conta como um rapaz de pai rico, em 2000, na cidade de São Francisco, retorna ao Afeganistão atual para redimir os pecados seus e de seu pai.

Assim, voltamos para a época em que o país ainda não havia sido invadido pelos soviéticos e o rapaz, Amir, aos 12 anos, tem problemas com o pai calado e estranho, mas tem um melhor amigo na figura do filho do empregado de confiança da casa, Hassan. A brincadeira favorita deles é soltar pipas, ou balões, se esmerando em derrubar os concorrentes, cortando-lhe os fios.

Até que Hassan sofre um estupro para defender o amigo e dali em diante nunca mais será o mesmo. É que há um segredo para ser revelado e que irá aumentar o impacto do filme. Na adaptação, a segunda parte fica bastante reduzida, mas isso não chega a incomodar. Alguns gostam da insistente trilha musical outros não. O fato é que nenhum dos atores ou crianças é especialmente notável. O filme foi rodado na fronteira da China com o Afeganistão e em grande parte na Califórnia. A parte visual funciona bem. Extras: "Palavras de Caçador", "Imagens de Caçador", trailer e "Aviso Público de Khaled Hosseini". Comentários de Marc Forster, Hosseini e do roteirista David Benioff.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo