UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama, Guerra

O Caminho das Estrelas (1944)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
O Caminho das Estrelas

Com roteiro do escritor famoso Eric Ambler e do futuro diretor e ator premiado Peter Ustinov (que faz ponta como árabe), este é um filme patriótico britânico, realizado em plena Guerra (quando aquele país ainda estava sendo vítima de ataques aéreos violentos dos nazistas) e que confirmou o talento do diretor Reed, que dali em diante só faria grandes filmes (como "O Terceiro Homem").

Seu domínio técnico já está claro num filme que seria convencional, sobre o treinamento de inexperientes para lutarem na infantaria, num famoso batalhão (toda a história tem como contraponto uma dupla de oficiais veteranos, que fizeram parte dele no passado, e que comentam os fatos como Coro Grego). Niven, que largou Hollywood para ajudar seu país e já era major, faz o tenente duro mas gentil, que treina os amadores (e sempre de forma humana, tenta mostrar os problemas deles, sem chegar ao realismo, já que é fita de propaganda, mas vai mais longe do que a média).

Na última meia hora é que finalmente temos a explosão de um navio onde viajam e a luta deles no Norte da África. Dizem que a fita foi usada durante muitos anos como treinamento de soldados, inclusive em 1983, na Austrália. A origem do filme era uma fita de treinamento chamada "The New Lot", 1943, que foi considerada franca demais e ficou proibida até recentemente.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo