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Ficha completa do filme

Animação

O Caminho para El Dorado (2000)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
O Caminho para El Dorado

Parece um daqueles casos de "espionagem industrial", a diferença é que sabemos quem foi o provável espião: Jeffrey Katzenberg (que também co-dirigiu a fita, mas sem crédito), saído dos Estúdios Disney para fundar, junto de Spielberg e David Geffen, a Dreamworks. Na mesma época em que a arqui-rival Disney lançou "A Nova Onda do Imperador", a Dreamworks trazia este seu segundo longa de animação "O Caminho para El Dorado". Ambos abordaram a temática de antigas civilizações latino-americanas (Incas num, Maias no outro) e curiosamente os dois não foram bem nas bilheterias: em particular este aqui, ainda mais abordando como pano de fundo, um tema nem um pouco infantil, como a colonização latina pelos espanhóis.

Mas ao que parece, quem sofreu maiores interferências foi o da Disney (que teve personagens e enredo alterados, assim como 6 canções excluídas). O filme tem um visual bonito, solidificando um estilo próprio do estúdio, já que os personagens lembram bastante os gráficos de "O Príncipe do Egito", assim como alguns detalhes, além das cores e tons. A dupla Kevin Kline e Kenneth Branagh, que faz as vozes originais de Túlio e Miguel respectivamente, conseguem passar o tom de humor desejado à história, quase que no estilo Looney Tunes (se você reparar bem nos traços dos protagonistas, lembram bastante os rostos de Kevin e Kenneth).

A história é divertida, no estilo "buddy"(!), ou seja tipo "Butch Cassidy", mas cai o ritmo na terceira parte da fita, que perde o rumo e a graça. Mesmo assim funciona como passatempo para crianças e até adultos. É interessante ver como misturaram sutilmente elementos lendários e mitológicos (peixes e pássaros), com fatos históricos (só foram considerados deuses porque estavam montados em um cavalo, animal até então desconhecido pelos nativos americanos).

Esperava-se indicação ao Oscar pelas simpáticas canções de Elton John e Tim Rice, o que acabou não acontecendo (Tim e Elton, já haviam feito uma parceria de sucesso em "O Rei Leão"). Apenas como curiosidade, o filme descreve a mítica cidade de El Dorado como se tivesse sido construída pela antiga civilização Maia, que habitou a região noroeste da América Central, quando na verdade o Mito de El Dorado vem da América do Sul, mais especificamente na Colômbia. Sem falar que Cortez, que conquistou o México, nunca esteve procurando por El Dorado (ele nunca nem ouviu nada a respeito). O conquistador da Colômbia Gonzalo Jiménez de Quesada é que era obsessivo pela idéia de encontrar El Dorado.

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