UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

O Caminho para Guantánamo (2006)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3

Este filme britânico foi a primeira e a mais corajosa denúncia sobre as prisões de Guantánamo, em Cuba, onde os americanos mantêm até hoje presos, sem julgamento ou garantias, os suspeitos de terrorismo - o que para, o observador mais arguto, significa em última análise o fim da democracia americana e de todos os direitos que durante anos eles defenderam, ruindo diante do primeiro ataque externo.

O diretor inglês Michael Winterbottom (de "Neste Mundo", mas também do horrível "9 Canções"), o mais polêmico do cinema britânico atual, conta uma história real de três britânicos de família paquistanesa presos no Afeganistão. É verdade que, à primeira vista, o caso dos heróis parece muito esquisito e difícil de acreditar. Afinal será que eles são cegos ou burros a ponto de irem até o Afeganistão quando a situação lá estava pegando fogo (eles foram a um casamento de parentes no Paquistão e depois deram uma esticada no pais vizinho!)? E, diante disso, eles acabam ficando entre fogos cruzados e são presos como suspeitos de terrorismo na caçada cega a Bin Laden.

Sem papéis, eles (menos um que desapareceu) são levados para a prisão e submetidos a torturas. A comprovação de que os fatos são reais é apresentada na cena final, em que aparecem os personagens autênticos. Feito com não-profissionais, o filme tem problemas (em geral, com os intérpretes dos soldados, que não chegam a convencer). Mas sua mensagem é tão forte, tão perturbadora, que é impossível ficar indiferente. Cinema político de qualidade para conferir.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo