UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Guerra

O Canhoneiro de Yang-Tsé (1966)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
O Canhoneiro de Yang-Tsé

Super produção da época em que se usava exibir os filmes no chamado "road show" (o mesmo filme ficava semanas exclusivamente numa única sala e por isso a apresentação inclui overture, música de intervalo e de final, todas incluídas aqui nesta versão).

Este foi o filme que deu a única indicação ao Oscar para Steve McQueen que em vez de usar seu habitual carisma (e fazer a si mesmo) tenta criar um personagem (com gestos curiosos na boca). Mas a fita é por demais longa e arrastada, sem motivo. Não chegaa ser um épico mas um drama passado na China na época da Revolução, aparentemente inspirado em fatos reais, ainda que baseado em livro de Richard McKenna, uma canhoneira (um navio relativamente pequeno) que estáem águas chinesas com a missão de salvar americanos, principalmente missionários (que não desejam escapar).

Só na parte final tem um pouco de ação mas mesmo assim inferior. Também o interesse romântico é fraco(McQueen tem um pequeno romance com a missionária feita pela muito jovem Candice, já muito linda). Parece ter havido uma tentativa de se fazer um paralelo com a situação no Vietnã (que ocorria na época), contando a história de "raia miúda" (pessoas sem importância que são levadas pelos fatos históricos como seixos na areia).

Também certa ambição em denunciar racismos e injustiças. Uma fita de prestígio que teve indicações também aos Oscars de Coadj (o japonês Mako que fez o Almirante Yamamoto em "Pearl Harbor"), Montagem, Fotografia, Direção de Arte, Trilha Musical, Direção, Som (mas não ganhou nenhum).

O final amargo também atrapalha. O título original era "O Canhoneiro do Yang-Tsé".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo