UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

O Circo (1928)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
O Circo

Um dos filmes menos celebrados de Chaplin, mas que por causa dele ganhou um Oscar ("por sua versatilidade e gênio em escrever, dirigir, interpretar e produzir"), o único de sua carreira até o especial pelo conjunto da obra, quando já ancião.

Talvez seja menos querido por lhe faltar uma premissa mais original, como em "Tempos Modernos" ou "O Grande Ditador". Mas este, seu último filme da época do cinema mudo (ele continuaria fazendo filmes sem diálogos por opção), é um perfeito exemplo de sua técnica, misturando riso e lágrimas e com momentos de extremo brilhantismo, como a destruição do número de mágica e a luta com os macaquinhos na corda bamba.

A leveza do filme esconde o fato de que ficou em produção durante anos, com inúmeros problemas (até mesmo uma tempestade que destruiu totalmente o cenário do circo); Chaplin parece ter ficado traumatizado com a experiência, pois sequer cita o filme em sua nada sucinta autobiografia.

Curiosamente, o que seria um dos momentos mais engraçados do filme (quando ele vai com a garota a um bar e paga um grandalhão para que finja apanhar dele, sem saber que ele tem um irmão gêmeo) foi cortado por Chaplin (e está presente aqui como extra). Edição em DVD duplo. Faz parte do Box 2 da "Coleção Chaplin".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo