UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

O Custo da Coragem (2003)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
O Custo da Coragem

O produtor Jerry Bruckheimer raramente erra. Esta é uma das exceções. Não tinha porque ter decidido fazer este filme, grande fracasso nos EUA, por uma boa razão.

Sua história já tinha sido contada antes como "Alto Risco" ("When the Sky Falls", 2000), de John MacKenzie, com Joan Allen, Patrick Bergin, Liam Cunningham. E muito bem contada, com uma grande interpretação de Allen (o filme está disponível em vídeo no Brasil).

E embora Cate Blanchett seja uma boa atriz, não chega a dar um show, ou ser excepcional. Foi indicada pelo filme ao Globo de Ouro de Drama apenas por causa de seu prestígio pessoal. E a vontade que todos tem de premiá-la um dia. Mas o diretor Schumacher não é o realizador ideal para este tipo de projeto, um thriller policial meio Costa-Gavras. Ou seja, um drama baseado em fatos reais, que tenta indignar a gente.

É uma história trágica e desagradável, porque já se sabe a resolução, Veronica será assassinada na estrada para casa, liquidada por um criminoso anônimo (ainda que por causa dela algumas leis tenham sido modificadas). Não estou contando nada de novo, já que todo o filme é baseado na coragem (aliás, que título feio, "O Custo da Coragem". Por que não valor ou coisa que o valha?).

Para mim, o problema maior foi realmente o fato de ter assistido "Alto Risco" e ter gostado. Ter achado que Joan está melhor que Cate. O caso talvez seja conferir e confirmar. Ou discordar. Mas duvido que alguém vá se dar ao trabalho.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo