UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Faroeste

O Duelo (1971)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
O Duelo

Uma pena sair em edição de banca tão ruim (tirada de um VHS brasileiro, com legendas em português fixas na imagem, e sem o widescreen original) esse interessante western, desmistificador e melancólico, co-produzido por companhia de propriedade dos índios navajos, que até interferiram nas filmagens, exigindo que o duelo final tivesse um desenlace oposto ao originalmente planejado (e curiosamente não há um único índio no filme).

Bem antes de "Os Imperdoáveis" ("Unforgiven", 1992), de Clint Eastwood, este já aborda a falta de glamour do destino do pistoleiro, sua fragilidade e desamparo. Nenhum dos dois veteranos é bom ou mau, herói ou vilão, não há honra, vingança ou situações-limite: ambos apenas querem sobreviver e colocar algum dinheiro no bolso.

Torna tudo mais convincente e dramático a ótima dupla central, Kirk Douglas e o cantor country e ator nas horas vagas Johnny Cash (1932-2003). A química entre os dois atores e a complexa relação entre os personagens, mistura de amizade, respeito e tensão, ajuda bastante o filme a funcionar.

O resto do elenco também está de acordo, misturando veteranos (Raf Vallone, Robert J. Wilke) com novatos (Jane Alexander, Karen Black, Keith Carradine como o jovem pistoleiro que desafia a dupla). Um bom western que merecia edição com cópia decente. A versão original tinha 94 minutos.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo