UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Animação

O Espanta Tubarões (2004)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3

Os filmes de animação são imperdíveis hoje em dia. Não existe mais aquela história de serem coisa de criança. O padrão anda tão alto que até Hollywood teve que reconhecer sua qualidade e instituir um Oscar novo para a categoria. "O Espanta Tubarões" ficou entre os três finalistas do ano passado, perdendo para "Os Incríveis".

Como as animações recentes tem se inspirado nos astros famosos que as dublam, os personagens trazem as características de cada um - a vilã Lola, por exemplo, tem os lábios de Angelina Jolie. Will Smith empresta sua voz e sua ginga de rapper a Oscar. Há ainda o duelo entre os parceiros Robert DeNiro - que faz o tubarão-chefão mafioso Don Lino, que vive no Titanic - e o diretor Martin Scorsese - como Sykes, que tem as sobrancelhas grossas do diretor.

Há inúmeras referências a outros filmes, como "Quanto mais Quente Melhor" (1959), a série "O Poderoso Chefão", "Os Intocáveis", a série de TV "The Aprentice", o filme "Car Wash".

A trama não é exatamente original mas o filme é repleto de personagens simpáticos e bem humorados. Tem ação, boa animação (digital) e bom visual. Dublado é um passatempo legal - Paulo Villena dubla o herói-título na versão em português. Na versão original, porém, fica memorável.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo