UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Policial

O Falcão Maltês (1941)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
O Falcão Maltês

O Falcão ou "Relíquia Macabra", como se chamou nos cinemas brasileiros, foi o primeiro filme dirigido pelo genial John Huston, até então apenas um roteirista nos estúdios da Warner.

Ele brigou paraconseguir fazer esta produção modesta Só concordaram mesmo porque a história original de Dashiel Hammet já havia sido filmada duas vezes antes e ambas haviam sido fracasso.

Huston foi muito prático: foi fiel ao livroE teve a sorte de contar com Humphrey Bogart, na época especializado emfazer papéis de gangster Bogart ficou com o papel quando George Raft estupidamente o recusou. Criou aqui seu personagem mais característico, o detetive particular Spade, durão, honesto, anti-herói por excelência. Na trama se envolvem figuras suspeitas, como o ator alemão Peter Lorre,criando um personagem discreto e perversamente homossexual, um estreante que Huston havia visto no palco, já sessentão que o filme transformaria em astro e num dos mais famosos vilões gordos do cinema, Sydney Greenstreet.

Como John tinha um pai que era um astro famoso, Walter Huston, também o convenceu a fazer uma participação muito especial, não creditada. A fita criou as regras para o gênero policial depois Noir. Na época foi indicado para o Oscar de melhor filme, roteirista, ou seja, o próprio Huston, e coadjuvante Greenstreet. Nesse mesmo ano, 1941, Mary Astor ganhou o Oscar de coadjuvante mas por outro filme, "A Grande Mentira".

Mas o Falcão foi o ponto de partida de uma brilhante carreira para Bogart e Huston, provocando dezenas de imitações, paródias e homenagens. Mesmo sem extras este é um DVD que você vai querer ter em casa.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo