UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Musical

O Fantasma do Paraíso (1974)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
O Fantasma do Paraíso

"O Fantasma do Paraíso", de 1974, foi precurssor do conceito de cult, ao menos no Brasil. Quando estreou em São Paulo, ficou apenas dois dias em cartaz. Mas o antigo cine Bijou o resgatou, e o filme passou a fazer sucesso. Foi assim que o brasileiro consagrou o diretor Brian De Palma antes de ele ficar famoso no resto do mundo com suas imitações de Hitchcock.

O filme é um musical rock escrito pelo próprio diretor, parafraseando a famosa história de "O Fantasma da Ópera", de Mary Philbin, e por isso o herói aqui leva esse nome. Obviamente foi feito muito antes de "O Fantasma da Ópera", de Andrew Lloyd Webber.

O diretor transpõe a ação para uma espécie de discoteca típica dos anos 70 (por isso o filme envelheceu um pouco visualmente), com clima de terror pop, satirizando grupos no estilo Kiss.

Paul Williams interpreta Swan e também compõe a trilha do filme. Jessica Harper é a única do elenco que fez certo sucesso depois, como "Memórias", de Woody Allen, e "Dinheiro do Céu", com Steve Martin. Sissy Spacek, já famosa na época, assina o filme como "assistente de direção de arte" (set dresser) porque ajudou o marido Jack Fisk.

O filme tem senso de humor (é quase uma sátira) e já demonstra o controle técnico do cineasta, como na cena da bomba em uma única tomada, homenagem a Orson Welles e a "A Marca da Maldade". Indicado ao Oscar de melhor trilha musical, ganhou o Grande Prêmio do Festival do Cinema Fantástico de Avoriaz.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo