UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

O Filho (2002)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
O Filho

Primeiro filme lançado no Brasil dos irmãos belgas Dardenne, que ganharam a Palma de Ouro em Cannes, por "Rosetta" (em 1999). Este foi premiado em Cannes 2002, como Melhor Ator (Gourmet). E Prêmio do Júri Ecumênico. Todas suas fitas têm basicamente a mesma estrutura, mesmo tipo de narrativa seca e falta de conclusões. É um estilo, discutível ou não, mas coisa rara hoje em dia.

Aqui, na primeira fita desde a premiação, seguem a mesma linha sempre frios, crus, discretos, com poucos diálogos, atores desconhecidos, ou amadores, ou seja um realismo pouco comercial. Em geral mostram os personagens pela nuca, inclusive o protagonista, um professor de marcenaria que treina garotos aprendizes. Ele fica perturbado pela chegada de um novo rapaz e aos poucos vai se descobrindo o porquê. Acontece que esse menino (nunca se sabe direito seu nome, nem sua idade) havia matado cinco anos antes, o filho dele. Agora a mulher já está com outro e grávida também e ele pensa no que fazer com o garoto, talvez matá-lo, de qualquer forma o toma como aprendiz.

O impressionante é que essa história que serviria para um telefilme ou novela barata, é tratada com humanidade e crueza. Deixa o espectador raciocinar, ir adiante na trama, jogando com a expectativa mas sem fazer suspense barato. Um filme super digno, ainda que não especial ou novo. Mas bom.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo