UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

O Franco Atirador (1978)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
O Franco Atirador

Indicado para os Oscars de Melhor Ator (De Niro), Atriz Coadjuvante (Meryl), Fotografia e Roteiro Original, ganhou os de Melhor Filme, Direção, Ator Coadjuvante (Walken), Montagem e Som. Um filme longo, difícil e exaustivo, principalmente na primeira hora onde pouca coisa acontece. Sem preparação, passa-se pela única seqüência de guerra propriamente dita: o extermínio de civis pelos vietcongs.

Seu verdadeiro tema: a conseqüência da Guerra do Vietnã na sociedade americana. A melhor maneira de ver o filme é lhe dar uma leitura alegórica, um retrato da perda da inocência dos americanos, numa guerra que misturou bandidos e mocinhos, sanidade e loucura.

Muito bem interpretado, o filme ganharia sendo menos longo e mais objetivo. Ainda assim, tem momentos patrióticos, que alguns consideram emocionantes. Foi o último filme de John Cazale, que você se lembra de "O Poderoso Chefão" e "Um Dia de Cão", que aqui trabalha com sua companheira Meryl Streep (ainda não muito famosa, ela segurou a barra de Cazale, que estava morrendo de câncer).

Anterior a "Platoon", o filme consagrou o diretor Michael Cimino, que posteriormente levaria a United a falência com "O Portal do Paraíso" (mais tarde, ele também "piraria"). O título nacional é errado, já que não há nenhum franco atirador. O certo seria chamá-lo de "O Caçador de Cervos" (referência ao esporte que eles praticam). O filme é merecidamente famoso pela extraordinária seqüência da roleta russa, praticada por Walken, entre os vietcongs. Embora seja apenas um recurso dramático (os vietnamitas não faziam esse tipo de jogo), resulta eficiente e marcou Walken para o resto de sua carreira, repleta de tipos bizarros.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo