UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

O Gabinete das Figuras de Cera (1924)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
O Gabinete das Figuras de Cera

Uma das obras-primas do expressionismo alemão. O diretor Paul Leni (1885-1929) foi cenógrafo e artista plástico e dava grande importância aos cenários, que na sua opinião deviam ser o menos naturalista possível. Isso fica claro nesse filme com direção de arte excepcional, repleto de formas estranhas e prédios estilizados, e com os ângulos de câmera e efeitos de sombra e luz característicos do gênero.

A opção pelo sombrio se estende aos vilões retratados, interpretados em estilos totalmente diferentes por três dos maiores atores alemães da época: Emil Jannings (o califa), Conrad Veidt (Ivã, o Terrível, e que mais tarde seria imortalizado como o oficial nazista em "Casablanca") e Werner Krauss (Jack, o Estripador).

São três visões diversas e independentes da maldade humana (e do subseqüente castigo), narradas de formas variadas e em episódios de tamanho desigual (haveria um quarto, retratando Rinaldo Rinaldini, que não foi realizado por falta de dinheiro).

O contraponto é feito pelo casal de apaixonados: o poeta é interpretado por William Dieterle (1893-1972) que mais tarde faria uma vitoriosa carreira como diretor em Hollywood. O diretor Leni também iria para os Estados Unidos poucos anos depois e faria algum sucesso com filmes como "O Homem Que Ri" e "O Gato e o Canário", antes de morrer prematuramente.

Edição traz ótima cópia tingida a cores e com bom acompanhamento musical. Além disso, inclui um encarte com texto de Nazário sobre o filme.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo