UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

O Mensageiro Trapalhão (1960)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
O Mensageiro Trapalhão

Em 1960, a Paramount queria um filme feito às pressas para lançar nas próximas férias de verão ("Cinderelo sem Sapato" havia ficado para o Natal), e Jerry Lewis bolou "O Mensageiro Trapalhão", comédia radical, feita em sketches, quase sem diálogos, rodado inteiramente no então famoso (e kitsch) hotel Fontainebleau, em Miami Beach.

Há momentos clássicos, como a cena em que ele conduz a orquestra, instantes de puro surrealismo. Irregular, ainda que extremamente inventivo (e dá vontade de se assistir mais de uma vez), o filme foi rodado em quatro semanas (enquanto Jerry Lewis também se apresentava no hotel) e editado em Las Vegas (onde fazia outro show).

Foi nas filmagens que Jerry criou o sistema de VideoAssist, usado hoje universalmente, que é uma câmera de vídeo é acoplada à câmera com a película, de forma que o diretor assiste o que esta´sendo rodado num monitor.

A edição em DVD traz comentários de Jerry e do cantor Steve Lawrence legendados em inglês, português e espanhol. E ainda material de arquivo (ensaios, erros de gravação, Milton Berle), cenas inéditas, Jerry recebe uma carta de Stan Laurel, material promocional, "A Viagem de Ônibus do Mensageiro Trapalhão" (com comentários do filho de Jerry, Chris Lewis), trailer de cinema.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo