UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Ação

O Mestre Invencível (1978)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 4
O Mestre Invencível

Talvez o último grande clássico do período que osespecialistas chamam de velha escola do kung-fu (1967-83). Foi a segunda colaboração entre Woo Ping Yuen e Jackie Chan, que seguiu o grande sucesso de "Punhos de Serpente", e este é ainda mais refinado, tanto na fantástica coreografia de lutas quanto na dosagem do humor.

O veterano Simon Yuen, pai do diretor, faz o inesquecível sifu (mestre) que tortura Chan durante os treinamentos e virou astro com o papel, somente depois de mais de 45 anos de carreira, e pouco tempo antes de falecer Jackie Chan teve seu primeiro grande papel no estilo que ajudou a criar, parodiando o herói chinês Wong Fei Hung, e possui uma incrível cena de luta no final da fita.

A influênciade "O Mestre Invencível" foi (e até hoje é) tão grande, que dezenas de outras produções (até mesmo de Hollywood) se inspiraram em personagens oucenas do filme, como "O Grande Dragão Branco" e "A Máscara do Zorro"Jackie Chan co-dirigiu e estrelou em 1994 uma continuação em tom de homenagem chamada "The Legend of the Drunken Master" (ou "Drunken Master2"), que foi lançada em vídeo no Brasil também como o título de "O Mestre Invencível", trazendo lutas coreografadas pelo grande mestre Liu Chia 'Kung-fu' Liang, que acabou fazendo por conta própria no mesmo ano uma terceira parte chamada simplesmente de "Drunken Master 3", por desavenças com o astro, e que é bem inferior.

O DVD traz uma boa cópia remasterizada do filme em Widescreen, mas aparentemente o áudio original em cantônes não foi totalmente recuperado, com falhas na faixa substituídas pela versão em inglês.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo