UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Aventura, Drama

O Mistério dos Escavadores (2003)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
O Mistério dos Escavadores

A crítica americana foi toda positiva e chegaram a comparar com Harry Potter porque também é baseado em livro juvenil famoso (adaptado para o cinema pelo seu autor, Louis Sachar). Mas é a única e distante semelhança. Produzido pela Disney e saudado porque toca em temas mais adultos, tem melhor elenco e foi feito por um diretor de prestígio (Andrew Davis de "O Fugitivo"). Mas a história, para quem não conhece o livro, é tortuosa, cheia de meandros e não particularmente interessante.

E apesar de tentar valorizar aspectos positivos para os jovens (força de vontade, determinação, amizade) o filme é bem esquisito e não especialmente convincente. É sobre um garoto (um veterano do "Disney Channel", Shia La Beouf) que é mandado para um campo correcional chamado Green Lake/ Lago Verde, para menores, que fica no meio do deserto e tem a proposta duvidosa de melhorar o caráter das pessoas abrindo e cavando buracos no meio do deserto. Sem aparente finalidade.

Na verdade, a diretora do lugar (Sigourney Weaver se divertindo em fazer vilã em fita que a filha pediu para ela fazer) está procurando um tesouro enterrado e por isso corre paralela à história no passado de um amor proibido entre uma professora branca (Patricia Arquette) com um jovem negro que irá acabar mal.

O fato é que o garoto chega ao lugar, vai fazendo amigos e inimigos (além de tudo ele é inocente, ou seja este é um filme de prisão só que para menores de idade!) e aos poucos vai desvendando os mistérios e solucionando (nem sempre de forma plausível) os problemas. O elenco tem ainda Jon Voight (novamente em tipo característico). Ou seja, não chegou a ser o grande sucesso que a Disney esperava ou precisava. Passou por aqui na tevê por assinatura como "Trabalhos Forçados".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo