UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Terror

O Monstro da Lagoa Negra (1954)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
O Monstro da Lagoa Negra

Saiu em DVD na Coleção Universal Studio Classic Monsters, junto com "O Homem Invisível" (em dois DVDs e também separadamente) e é o mais recente da caixa. Toda a coleção tem seus making ofs excelentes, extremamente informativos e até divertidos, todos dirigidos por David J. Skal (que aqui também é o apresentador).

Dá para ver que a caixa foi produzida por aficionados do gênero que realmente apreciavam seu trabalho e fizeram uma pesquisa excepcional. Além do making of - "De Volta à Lagoa Negra" (um dos melhores e mais informativos, trazendo, inclusive, as ex-estrelas Julia e Lori Nelson, além de fãs de fitas de monstros, Ricou que nadou como a criatura, Ben Chapman fez o monstro fora da água porque era mais alto). Quem faz os comentários em áudio auxiliar é Tom Weaver (sempre traduzidos com legendas em português).

O filme foi apresentado inclusive no Brasil pelo processo Terceira Dimensão (não aqui nesta edição em DVD) e o diretor é um dos mais cultuados realizadores de fitas de terror e Ficção científica dos anos 50, Jack Arnold. Ele nasceu em 1916, foi ator, realizador de documentários, até passar a fazer filmes de ficção para a Universal.

O primeiro grande sucesso foi feito originalmente em Terceira Dimensão, "Veio do Espaço" ("It Came from Outer Space", de 1953). No ano seguinte, 1954, Arnold faria este outro filme em Terceira Dimensão, ainda mais bem-sucedido, tanto que o monstro acabou se tornando a criatura mais famosa do gênero em sua época. Era o monstro da Lagoa Negra, uma espécie de mistura de peixe e lagarto com formato humano, que à moda de "King Kong" se apaixona pela mocinha, Julia Adams.

A fita tem fotografia espetacular (cenas aquáticas foram feitas na Flórida, o resto, na própria Universal), como na seqüência submarina que supostamente se passaria na Amazônia e provoca momentos de susto. Richard Carlson, que também estava em "Veio do Espaço", também estrelou o filme, embora todo mundo hoje se lembre mais de Julie.

O sucesso foi tão grande que logo a seguir o mesmo Arnold faria outro filme com o monstro, "A Revanche do Monstro" ("Revenge of the Creature", 1955), desta vez com outra heroína, a loira Lori Nelson. O monstro pode parecer um pouco uma figura de borracha, mas é um clássico muito querido, ao menos para os que o conheceram quando garoto (como é meu caso).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo