UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia, Drama

O Natal dos Muppets (1992)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
O Natal dos Muppets

Este foi o primeiro filme dos bonecos animados Muppets, após a morte prematura do criador e idealizador deles, Jim Henson (1936-90). Quem assumiu os negócios foi o filho Brian, mas se não houve decadência, também acabou a fase de ouro.

Este sentimental filme natalino é sem dúvida o mais sério e dramático da turma. É a enésima adaptação de "Um Conto de Natal" ("A Christmas Carol", de Charles Dickens), misturando atores e bonecos com produção caprichada e canções de Paul Williams. A história é utilizada demais e feita sem muita composição nem especial brilho por Michael Caine.

Um velho avarento que na noite de Natal é visitado por três fantasmas, dos natais passado, presente e futuro. Os Muppets aparecem como os personagens secundários, aliás, relativamente pouco (Caco e Miss Piggy como o empregado de Scrooge e sua esposa, o urso Fozzie como um antigo patrão dele, Sam a Águia como um professor, Statler e Waldorf como os fantasmas dos falecidos sócios dele).

Só Gonzo e o rato Rizzo têm papéis maiores, um como um narrador se passando por Dickens, o outro como seu parceiro, recurso que resolveram usar porque queriam que o texto do escritor aparecesse no filme (que também gerou um oportuno diálogo no final, que estimula o público a ler o livro).

Com o alto padrão da animação dos Muppets, mais o roteiro equilibrado e com muitas piadas direcionadas aos fãs (que vão se divertir com as referências) e as simpáticas canções de Williams, o filme funciona bem.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo