UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

O Noivo da Girafa (1957)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
O Noivo da Girafa

Victor Lima foi novamente responsável por um dos bons filmes de Amácio Mazzaropi (1912-81), o terceiro e último do acordo do comediante com o produtor Massaini. Que também passou para a história como uma das raras vezes, em sua longa carreira de 32 filmes, em que Mazzaropi contracenou com uma atriz de primeira grandeza do teatro e cinema brasileiro (a outra exceção foi Odete Lara, em "O Gato de Madame").

Aqui ele fez uma curiosa dupla com a notável Glauce Rocha (1930-71), que não tem qualquer parentesco com Glauber ou Anecy Rocha. Mato-grossense de Campo Grande, ela havia feito papéis pequenos quando o crítico Alex Viany a contratou para estrelar "Rua sem Sol" (1954).

Foi o início de uma carreira notável na televisão, no palco e principalmente no cinema, onde estrelaria "Terra em Transe", de Glauber Rocha, "Navalha na Carne", de Braz Chediak, "Mulheres e Milhões," de Jorge Ileli, "Rio 40 Graus", de Nelson Pereira dos Santos e "Os Cafajestes", de Ruy Guerra. Até sua morte prematura quando gravava a novela "Hospital", na TV Tupi (logo depois, com "Chofer de Praça", Mazzaropi reencontraria sua parceira ideal e eterna, Geny Prado).

Glauce faz o papel da namorada do anti-herói, que leva o apelido do título porque trabalha no zoológico e está sempre cuidando da girafa, que é uma espécie de confidente dele. Quando trocam seu exame de sangue com o de um macaco, pensam que ele vai morrer e passam a tratá-lo com respeito e gentileza.

O filme tem ainda Celeneh Costa (de "Chico Fumaça"), Manoel Vieira, os habituais Roberto Duval e Francisco Dantas. Todas as canções do filme são interpretadas por Mazzaropi: "Cabra Chico", "Chuva Bendita" e "A Saudade Ficou".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo