UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Romance, Comédia

O Olhar da Inocência (1999)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
O Olhar da Inocência

Já com certo atraso, chegou este filme francês que fez sucesso por lá mas tinha poucos atrativos evidentes para o público e precisava da força da Mostra Internacional para promovê-lo. E na verdade, é uma fita bonita, sensível, humana e que tem tudo para conquistar uma boa faixa do público do circuito alternativo.

Ao menos eu embarquei totalmente nesta fita que trouxe de volta como diretor Jean Becker, que é filho de um grande cineasta do passado Jacques Becker (1906-60) ("Os Amantes de Montparnasse", "A Um Passo da Liberdade") e que por sua vez fez fitas divertidas com Belmondo nos anos 60 ("Adorável Canalha", "Ouro, Brilhantes e Morte") e depois uma famosa com Isabelle Adjani ("Verão Mortal", 1983). Daqui já teve outro filme, "Un Crime au Paradis", 2001.

Usando vários atores coadjuvantes e característicos do Cinema Francês, o filme conta a história idílica de velhos amigos que vivem numa região pantanosa do interior da França ("Marais é Pântano"). Um deles tenta esquecer a primeira mulher bebendo vinho demais. O outro, solteirão convicto, vive pescando até quando resolve ir embora. Na verdade, há os conflitos cotidianos, a visão do campo, da amizade, da passagem do tempo, das coisas que não voltam mais e que inevitavelmente mudam. Tudo que alguns filmes franceses tem de chatos este é pastoral e romântico. Encantador.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo