UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Comédia

O Palhaço do Batalhão (1950)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
O Palhaço do Batalhão

Este foi o terceiro filme da dupla Jerry Lewis e Dean Martin (1917-95), uma produção independente que eles fizeram entre os trabalhos contratuais na Paramount. É por isso que hoje está em domínio público, com cópia ruim.

Mas é uma eficiente e despretensiosa comédia que confirma a química da dupla, com Dean cool e Lewis elétrico e à vontade, em uma trama muito simples, com poucos cenários e que nunca esconde sua origem teatral (de um modesto sucesso da Broadway).

Lewis faz um soldado raso atrapalhado que tumultua o quartel, em especial a vida de um cantor, seu amigo de infância e ex-parceiro na vida artística (Martin), agora sargento, e que se divide entre a namorada (Polly Bergen em seu primeiro papel importante) e uma moça que parece estar grávida dele (Jean Ruth).

Mas claro que, nos ingênuos anos 50, tudo é só um mal-entendido. Há algumas boas gags, como Lewis travestido para fugir do quartel e ambos imitando Bing Crosby e Barry Fitzgerald em "O Bom Pastor" ("Going My Way", 1943). O filme foi um sucesso e serviu para convencer de vez a Paramount que a dupla funcionava como astros (e nos próximos seis anos eles fariam 13 filmes juntos lá).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo